Assembléia do Povo de Deus do Regional Sul II.

Por que Assembléia do Povo de Deus?

O conceito de Igreja apartir do Concílio vaticano II assume uma nova configuração, onde todos os homens e mulheres são chamados a formar o povo de Deus, por meio da vocação batismal, de onde emanam todas as vocações: leigas, sacerdotal, vida religiosa consagrada e matrimonial. O tema que permeou toda a reflexão e discussão na assembléia foi a Iniciação Cristã, abordado pelo Padre Luiz Alves de Lima, assessor da catequese na CNBB.
Neste contexto sublinhamos o lugar e a importância da presença das lideranças que compõe esse corpo Eclesial: Arcebispos, Bispos, padres, religiosas/os, leigos/as comprometidos com a dimensão catequética, Litúrgica, setor família, e demais organismos e pastorais que fazem parte da estrutura eclesial, com o intuito de pensar a Ação Evangelizadora. Recordemo-nos também que não se trata de uma Igreja situada nos moldes hierárquico, piramidal, contudo, uma Igreja sistêmica, constituídas por diversos ministérios e serviços, que são as forças vivas da Igreja, onde as novas relações são marcadas pela comunhão e participação, centrada na vida e missão de Jesus Cristo, daí o sentido do seguimento assumido e vivido na radicalidade em vista do discipulado e da missão.
Finalmente, fica patente para cada um/a certeza de que estamos fazendo um itinerário na alegria no esforço e na gratidão, no entanto, temos também a lucidez e perspicácia de que precisamos avançar para águas mais profundas com coragem e ousadia, sabendo que todos/as são responsáveis pela caminhada de vangelização na igreja.
Por último, foi neste clima de acolhida, fraternidade, solidariedade e comunhão que estiveram reunidos nos dias 25 a 27 de setembro de 2009, na arquidiocese de Maringá.


Irmã Maria Vieira feitoza.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores