MARIA A VOCACIONADA DE DEUS


Maria foi aquela que soube escutar no silêncio do seu coração o chamado de Deus. Ela se sente pequena perante o mistério que lhe é proposto, porém, não titubeia e responde com o coração: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lc 1, 38.
            Maria nunca recebeu respostas antecipadas, a não ser no início de sua missão. Ainda sim o mistério não foi totalmente desvendado, ela teve que caminhar perguntando a si mesmo cada dia: como será hoje? E em cada dia ela deu a resposta e tomou a atitude de quem está pronta a colaborar com Deus.Assim sendo, Maria é modelo por excelência para todo vocacionado, seja para Vida Consagrada, clerical ou laical, pois ela viveu com total doação os planos de Deus e acima de tudo, soube responder ao forte apelo que Deus fez e faz a tantas pessoas, o “vem e segue-me”.

            Com Maria aprendemos o valor do silêncio, o significado da humildade, a disponibilidade da resposta, a capacidade de meditar os desígnios de Deus e a ousadia da fé. Ela nos precede na confiança ao Senhor e na entrega  total da vida. Com ela aprendemos também que o chamado vocacional nos leva a uma missão, pois mesmo grávida vai visitar sua prima Isabel. Ela é a tenta a necessidade das pessoas e ao mesmo tempo é servidora e missionária.
           Este mês de Maio somos convidados (as) a olhar para Maria como esse modelo vocacional de: ESCUTA DISPONIBILIDADE, SERVIÇO e DOAÇÃO.

            Que Nossa Senhora Pastora nos ajude a viver a cada dia estas virtudes na nossa caminhada vocacional.


Ir. Ana Brito                             
Promotora Vocacional das Irmãs de Cristo Pastor


Fonte de pesquisa: MOSER, Hilário. Caminhando com Maria. Ed. Dom Bosco, São Paulo,  1990.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores