Olhar com e para Jesus: uma Com-vocação.


*Irmã Maria Vieira Feitoza, ICP.

O ideal a que somos chamadas.
A pro-vocação e com-vocação de manter nossos “olhos fixos em Jesus”, numa realidade profundamente marcada pela desigualdade social, pela pluralidade de olhares, tal circunstância convida-nos para uma desafiadora releitura destes vários olhares e rostos múltiplos como novos sinais do nosso tempo. Neste tempo o CAMINHO a ser abraçado, é a certeza de que precisamos resgatar nosso SER apartrir da instrução, “partir de Cristo” para com Ele, Aprender a enxergar os vários rostos que se nos apresentam hoje, e qual deve ser a nossa postura como vida religiosa consagrada. A qualidade da Vida Religiosa Consagrada transparece e é testada, de forma especial, em suas opções missionárias. A quem ela serve? De quem se faz próxima? Que tipo de relação estabelece? Sabemos que a opção pelo mais pobres e excluídos continua sendo CAMINHO  EVANGÉLICO indiscutível em nossa realidade. Foi ratificada pela conferência de Aparecida, (2007) Afirmando que se trata de “uma das peculiaridades que marca a fisionomia da Igreja latino Americana e caribenha, (...) está implicada na fé Cristológica” E deve “atravessar todas as nossas estruturas e opções de pastorais.”
Qual a nossa Missão neste momento das Irmãs de Cristo Pastor, no espaço sagrado da paróquia Jesus Bom Pastor? Afetuosamente, para dizer algo sobre a nossa missão neste chão se faz necessário um olhar introspectivo para Jesus e seu projeto e, acolher as novidades que o Espírito Santo foi gestando e continua suscitando ao longo de nossa trajetória ao longo destes dez anos.  Onde quer que estejamos, somos interpeladas a viver e a testemunhar, em tudo e acima de tudo a “Vivência do amor, do zelo e de cuidado, inspiradas na Vida e Missão do Bom Pastor. Apartir daí podemos compreender o real que se aproxima do ideal, expressa na missão através das múltiplas atividades pastorais que assumimos. Queremos registrar aqui algumas frentes de missão que no momento estamos empenhadas: Orientação de retiros espiritual para lideranças, como um dos pontos importantes para nós, é de grande valia zelar pela dimensão da espiritualidade dos religiosos/as, padres e dos leigos/as. Nos colocamos á disposição para ajudar  na  Formação humana, pastoral e catequética para as lideranças a nível paroquial, região e Diocese com a finalidade de ajudar a qualificar nossas lideranças para e exercício do discipulado (caminhada pessoal) e da missão que eles/as assumem na Igreja. Faz parte também de nossa identidade, finalidade e missão o atendimento individual as pessoas ( orientação espiritual, pastoral e psicológica) com o intuito de investir no SER de cada pessoa ajudando-os na formação pessoal, comunitária e familiar a fazer um CAMINHO de crescimento na fé  e santidade na vida cristã. Visitas sistemática nas comunidades (celebrações) e formação para os conselhos de pastoral da comunidade (CPCs) .Dentre outras frentes de missão privilegiamos a  (promoção humana) damos uma atenção especial ás pastorais sociais tais como: acompanhamento e assessoria a pastoral da criança, pastoral da pessoa idosa, juventude, pastoral do menor, visitas e atendimentos domiciliar aos idosos , doentes e as pessoas afastadas , mas que também fazem parte do rebanho de Jesus.  Em toda e qualquer frente de missão, buscamos cotidianamente, com a graça de Deus, revelar a face do cristo Pastor, amando, acolhendo, zelando e “condizindo” o rebanho a nós confiado.
 E por último, Para que nossos olhos não fiquem parados em Jesus, mas com Ele possamos ver a realidade do mundo como Ele mesmo a vê, suplicamos “olhos pascais”:

Dá-nos senhor, olhos pascais.
Olhos capazes de ver além...
Olhos que vislumbrem:
 A vida para além da morte,
O perdão para além da culpa.
 A unidade para além da divisão.
Olhos capazes de ver:
 No rosto humano – o rosto de Deus.
No rosto de Deus – o rosto humano.
Dá-nos Senhor,
A força pascal da Vida Nova.
 Que brota da tua Ressurreição.
 Amém!
(Klaus Hemmerle)

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores