A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA



 A leitura orante da Bíblia é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida.
         Conforme apresenta o Documento de Aparecida, “a Leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do Universo” (DA 249). Portanto, a meditação da Palavra deve nos levar a conhecer melhor Jesus, para poder amá-lo, segui-lo e anunciá-lo. 
         A partir daí entendemos que o comprometimento com a evangelização perpassa pela experiência de Deus mediante o contato sistemático com a Palavra.
         Através da experiência pessoal e comunitária de escuta e de obediência à Palavra, somos capazes de deixar-nos envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus.
         O Concilio Vaticano II no Decreto Apostolicam Actuositatem já dizia que “só pela luz da fé e meditação da Palavra de Deus, pode alguém reconhecer sempre e em toda parte a Deus no qual “vivemos, nos movemos e existimos” (At. 17,28), procurar em todas as circunstâncias a Sua vontade, ver Cristo em todos os homens [...]” (AA 4).
            Toda leitura orante da Palavra tende a nos conduzir à oração. Orar é, em primeiro lugar, um relacionamento amoroso e gratuito com Deus. A autêntica oração é sempre união e intimidade com o Deus Criador. E os frutos desta oração se manifestam ao longo da vida. A oração nos traz de novo a sensibilidade humana, muitas vezes, esquecida em nosso cotidiano. Quem ora se compromete, quem ora entende a dor e o sofrimento do outro. É impossível rezar e ficar de braços cruzados, sem perceber o sofrimento de tantos irmãos sofredores. A oração conduz a um apostolado fecundo.
         A leitura da Palavra de Deus só tem sentido na medida em que nos leva ao encontro com Cristo, aprofunda nossa união com Ele, e nos leva a retratar em nossa vida a sua palavra e as suas atitudes, para que nós sejamos cada dia mais discípulos e missionários dele no mundo de hoje. Esse é o verdadeiro sentido da leitura orante da Palavra de Deus.

Ir. Ana Brito – Irmãs de Cristo Pastor

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores