MISSÃO E PARTILHA

IRMÃS DE CRISTO PASTOR PARTILHAM A VIDA NA DIOCESE-IRMà DE UMUARAMA-Pr.  HUMAITÁ - AM

*Irmã Dirce Gomes da  Silva (ICP) 


Estamos no mês de Outubro, no qual todos os anos a Igreja nos motiva para nossa responsabilidade batismal; a vocação missionária, cujo fim é despertar os batizados, para tornar-s-e cada vez mais discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que Nele todos os povos tenham vida e vida em abundância. (cf.Jo,10) e ainda como nos diz o Apóstolos: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho.” (cf.1 Cor 9,16). Para melhor vivenciarmos o aspecto próprio desse mês que é a Missão, a Igreja, nós propõe, para cada ano, uma Campanha Missionária com temas e lemas  relacionados a Campanha da Fraternidade. Assim, para esse ano o tema será: Missão e Partilha com o Lema: Ouvi o clamor de meu povo. Sendo assim, queremos partilhar com você, a bonita experiência que nós:  Clarice Monteiro Anjos e Dirce Gomes da Silva realizamos nas terras do sul da Amazônia na Diocese de Humaitá, Igreja-Irmã da Diocese de Umuarama-Pr.
Juntamente com 12 leigos e um Padre, nos dias 01 de agosto a 23 de agosto 2010 viajamos  até a Diocese Irmá-Humaitá -AM. Com o objetivo de Conhecer sua a realidade como também partilhar a vida e experiências da Diocese Irmã Umuarama. A visita teve seu inicio no dia primeiro com a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco e a seguir recepções com janta e descanso no Hotel Sumaúma da cidade. O dia seguinte iniciou com um encontro de partilha com presença do Bispo, padres, Diáconos e religiosas. Na qual foi possível sentir as alegrias e as angústias de uma Igreja em Missão. Na terça dia 3 de madrugada tomamos o ônibus com destino a Apuí, seguindo pela Transamazônica em torno de 400 Km. Conosco viajava o Pe. Edivaldo da Diocese de Umuarama missionário nesta Paróquia.  Contemplando e admirando a belas florestas e rios já sofridos pela falta de água como  também sofremos, pela grande poeira trazendo-nos até mesmo algumas complicações respiratórias. Mas lá chegamos e nos alegramos pela maravilhosa acolhida dos seminaristas de nossa Diocese e da comunidade local. Partihando a vida, tanto em momentos de reunião, celebrando e vivenciando a vida do povo foi  sentimos a maravilhosa obra de Deus realizada pela presença dos missionários (as) que ali passaram, tanto  em Apuí como em Sucunduri.
De volta a Humaitá, antes de partimos de barcos para as outras Paróquias, fomos visitar mais um projeto missionário de recuperação de dependentes químicos acolhidos no centro de formação da Diocese. E na parte da tarde após mais uma reunião de avaliação como o Bispo, tomamos o barco e viajamos com destino as Paróquias de Manicoré; Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora Auxiliadora.  Recepcionados logo ao chegar ao Porto pelos Padres locais e Leigos da comunidade seguimos até ao salão Paroquial, na qual fomos acolhidos por  de um delicioso lanche  a modo da casa: Açaí com farinha de tapioca. Nos dia que ali ficamos, juntamente com os padres, religiosas e leigos, foi possível visitar várias comunidades, festejos, projetos sociais, como também vibrar com delicioso momentos fraternos e de lazer. Na avaliação final o grupo manifestou extasiado pela acolhida e garra dos padres, uma presença de verdadeiros Pastores. Uma Igreja viva e atuante. Ali foi uma escola. Aqui agente se sentiu na Amazônia.
No retorno tomamos o barco e de madrugada chegamos a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Uruapiara. Ali residem os Padres Franciscanos missionários de Ponta Grossa –Pr. A acolhida de madrugada pelos Freis e durante o todo tempo que ali permanecemos nos encheu de muita alegria. Almoço oferecido por membros da comunidade, as caminhadas pelas trilhas, caminho esse, que fazem os padres para celebrar a Eucaristia.
Novamente de madrugada nos deslocamos até ao Porto para esperamos o momento em que o barco irá passar para assim prosseguirmos viajar para Humaitá. Mas, em fim, chegamos de volta a Humaitá, para mais visitas as comunidades e projetos sociais, visita ao presídio, programas de rádios e momentos de formação missionários para leigos.
 E assim, encerramos a visita na casa episcopal com mais um momento de: troca de experiência, confraternização, oração juntamente com o Sr. Bispo padres, religiosas e leigos e  concluirmos a  visita numa Igreja muito viva, vibrante e comprometida com o evangelho, com seu povo suas culturas e a natureza, tendo por destaque, o compromisso social através de diversos projetos sociais favorecendo a vida. Com essas experiências, efetivamente queremos desenvolver cada vez mais a consciência do chamado a anunciar o Evangelho em nossas comunidades locais mais também abrirmos sempre mais a cooperação Missionária entre todas as Igrejas                           

*Irmã Dirce Gomes da  Silva é Coordenadora do Conselho Missionário Regional – CNBB. Regional Sul II;Coordenadora do Projeto Missionário Igrejas-Irmãs – Diocese de Umuarama- PR; Coordenadora Escola Missionária da Diocese de Umuarama-PR.;Assessora Dimensão Missionária e CRB- Diocese de Umuarama – PR.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores