Primeira Etapa da Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús

Ir. Mazilde Fátima Bertolin

Aconteceu em Curitiba-PR, no Instituto Salete, a Primeira Etapa da Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús, de 13 a 16 de Janeiro de 2011.Atualmente se discute o quanto é necessário vislumbrar um novo jeito de catequizar. Este novo jeito é um pedido insistente da própria Igreja, que é a Catequese de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal. Mudanças estas evidenciadas pelos documentos Eclesiais mais recentes: Documento de Aparecida, Diretório Nacional de Catequese, Diretrizes da Ação Evangelizadora e Documento 97 da CNBB.
Com este objetivo o Regional tem investido na formação e aprimoramento dos catequistas, visando reestruturar tanto a Escola Regional Emaús, bem como as Escolas Diocesanas já em funcionamento e a implantação de Escola Catequética nas Dioceses que ainda não tem.
Esta Escola do Regional acontecerá em três etapas. Janeiro e julho de 2011; e Janeiro de 2012. Será trabalhado em forma de eixos de formação diferenciados: Bíblico-catequético, Metodológico-catequético e Litúrgico-catequético.
A nossa Diocese teve a alegria de enviar para esta Escola, cinco(05) pessoas que compõem a equipe diocesana da Pastoral Catequética, são elas: Ir. Mazilde Fátima Bertolin (Coord. Diocesana), Mercedes Perón, Adriana de Camargo Bonfim, Elza Assunção e Maria Rocha. Como podem ver na foto juntamente com a Coordenadora Regional da Pastoral Catequética, Regina H. Mantovani e o Bispo Assessor Dom Jose A. Peruzzo, que se fez presente o tempo todo.
Além dos estudos, foi proporcionado aos participantes, tempos fortes de oração, celebração e partilhas de experiências, que enriqueceu os presentes.
A coordenadora, Ir. Fátima, disse que “enquanto equipe Diocesana estaremos nos preparando durante este ano para darmos início à Escola Diocesana de Formação de Catequistas para o ano de 2012, numa busca de responder às mudanças que nos propõe a nossa Igreja para este momento histórico em que vivemos”. A equipe conta com o apoio do Pe. Wilson Alexandre Pintenho, que é o assessor eclesiástico da Pastoral. “Assim contamos com as orações e apoio de todos”, concluiu ela.

*Ir. Mazilde Fátima Bertolin (Irmãs de Cristo Pastor)
- Coord. Diocesana da Pastoral Catequética

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores