DEUS CONTINUA CHAMANDO

A vocação é um dom divino. Um chamado dirigido ao mais profundo do coração humano (Jr 1, 4-5). É sinal do amor de Deus dirigido à pessoa chamada e ao povo. Ela tem uma finalidade missionária, mas antes de ser exercida, precisa do consentimento humano (Lc 18,18-23). Por mais que Deus queira realizar uma obra por intermédio do eleito, ele sempre vai esperar o consentimento da pessoa chamada (Is 6,8). Às vezes, o(a) vocacionado(a) não se sente preparado(a), diante da desafiante missão, então busca ajuda em outras pessoas (Ex 4,10-17). Deus, muitas vezes, se vale da fraqueza humana para realizar o seu plano, pois o Reino é de Deus. O(a) vocacionado(a) é um instrumento útil para a concretização do plano divino. (At 9,15).
Toda a vocação surge por causa do Reino, para garantir que a vida humana seja mais valorizada e respeitada. Hoje não é diferente, Deus continua chamando pessoas para realizar grandes missões. Algumas pessoas são chamadas para realizar missões com maior visibilidade, outras de modo bem discreto, mas sempre em vista de tornar o Reino mais visível. Quando se sente o chamado, geralmente se tem medo, pois sente-se no peito um eco muito forte, que  impele a tomar uma decisão. A resposta dada a Cristo, exige mudança de atitudes, de certo modo, uma ruptura com o jeito que se vivia até o momento de pronunciar o sim. É uma proposta de maior comprometimento com tudo o que é de Jesus. Isso exige um enamorar-se de Cristo, por meio da Palavra e da Oração.
A busca pela vontade de Deus leva a pessoa chamada a buscar um meio para viver em profundidade esse chamado.Então, inicia-se a busca por instituições, que favoreçam a vivencia do carisma pessoal, por meio do carisma institucional. Ou seja, o(a) jovem busca uma congregação religiosa, um seminário, uma comunidade de vida, ou um maior engajamento na Igreja por meio das pastorais, serviços, movimentos, associações e organismos.
Se você sente-se chamado por Jesus Cristo, não tenha medo de dar sua resposta a Ele. Jesus Cristo é a melhor notícia que se tem para divulgar. Ele continua a interpelar muitos corações. O Homem de Nazaré continua a passar no mar da Galiléia de hoje. E ainda olha para você jovem e te convida, “Segui-me” (Mt 4,18-22).

Os jovens de hoje são sedentos de Deus, estão inconformados com o atual sistema. Nem sempre tem consciência dessa busca. Estão buscando a auto-realização, mas somente Deus pode realizar plenamente o ser humano, pois quanto mais perto do Criador a criatura humana estiver, mais feliz e realizada será.  A pergunta de Jesus feita aos primeiros discípulos se dirige também a juventude atual: “Que estais procurando?” (Jo 1,38a) Eles responderam imediatamente. “Rabi (que, traduzido, significa Mestre), onde Moras?” (Jo 1,38b). Jesus lhes diz: “Vinde e Vede. Então eles foram e viram onde morava, e permaneceram com ele”. (Jo 1,39a).
Jovem, se você sente essa interpelação de Jesus, procure fazer um discernimento vocacional. Estamos a sua disposição para ajudá-lo a encontrar Jesus e a permanecer com ele. Procure uma de nossas casas.
“Eis o Cordeiro de Deus” (Jo, 135), o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas (Jo, 10,11). Com carinho e estima, Ir. Solange das Graças Martinez Saraceni.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores