FUNDAÇÃO



Há tantas Congregações Religiosas femininas que uma piada diz: “Nem o Espírito Santo sabem quantas Congregações de Irmãs existem”.Porque eu, aqui na Diocese, fui fundar mais uma?
Primeiro quero dizer que algumas pessoas parecem nascerem com a vocação de fundar uma Congregação. Eu não creio ter esse carisma. As Irmãs de Cristo Pastor nasceram por acaso. Ou, melhor falando nasceu por vontade de Deus.
Duas Irmãs que haviam deixado sua Congregação e estavam chegando à Diocese de Umuarama, para trabalharem num hospital de Japurá, desejavam, mesmo como leigas, renovar seus votos dos Conselhos Evangélicos: Obediência, Castidade e Pobreza.Depois de algum tempo elas vieram me comunicar que por questão de consciência iriam deixar de trabalhar naquele hospital. Como a Diocese era nova, tinha poucas Irmãs Religiosas e não se conseguia a vinda de outras, eu propus para elas fundarmos uma nova Congregação.E assim em l980 nascia a Congregação das Irmãs de Cristo Pastor, com seu primeiro Postulantado e Noviciado na Paróquia de Tapejara.
Com o passar do tempo as Co-Fundadoras resolveram deixar também esta Congregação, que sofreu um baque e passou por grandes crises, às quais conseguiu superar, e sobreviveu.
Como todos sabem, a 50 anos atrás os noviciados femininos cada ano se enchiam com 30, 40 ou mais jovens. Hoje as vocações minguaram. As Irmãs de Cristo Pastor comemoram seu trigésimo ano de existência com apenas doze Irmãs Professas. O grupo é pequeno, mas o entusiasmo para viver o carisma do Bom Pastor é grande.
Atualmente elas trabalham em três Dioceses do Paraná em pequenas comunidades apostólicas. Na última Assembléia do Regional Sul 2 (Igreja do Paraná) era a entidade mais bem representada, pois 25% da Congregação participou, vindo uma representante da Arquidiocese de Londrina, outra da Arquidiocese de Maringá, e a última da Diocese de Umuarama.

Esperamos e desejamos que Cristo Pastor e Nossa Senhora Pastora continuem abençoando esta Congregação e que ela consiga crescer em número e espírito.



Dom José Maria Maimone SAC.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores