Irmãs de Cristo Pastor :30 trinta anos de fundação

OBRIGADO, SENHOR, PELAS IRMÃS DE CRISTO PASTOR EM NOSSA IGREJA
Particularmente gosto muito da frase da 4ª Conferência de Santo Domingo (1992) quando se refere à vocação e à missão dos(as) religiosos(as) na Igreja: “A vida consagrada, dom peculiar de Deus à sua Igreja, é necessariamente eclesial e enriquece as Igrejas particulares” (n. 85f). Realmente, os consagrados e consagradas, por sua maneira radical de viver o Reino de Deus, enriquecem a vida da Igreja Diocesana não tanto pelo trabalho que fazem, mas muito mais por sua maneira de ser. De fato, o Documento de Aparecida (2007) exorta os consagrados e consagradas a serem discípulos missionários autênticos de Jesus, “a Testemunha fiel e verdadeira do Pai” (Ap 3,14) (cf. nn. 216-224). Por seu caminho de especial seguimento de Cristo, optando por viver uma vida virginal, pobre e obediente, os(as) religiosos(as) se colocam a serviço de Deus e da humanidade.

De coração, quero louvar a Deus pelos 30 trinta anos de fundação das queridas Irmãs de Cristo Pastor. Essa família religiosa das Irmãs é particularmente especial por ter sido fundada aqui mesmo em nossa Diocese Divino Espírito Santo, Umuarama, pelo “Pai-Fundador” desta Igreja particular, Dom José Maria Maimone, SAC, que esteve à frente da Diocese por 29 anos. Por estarem sempre a serviço da caminhada evangelizadora da nossa Diocese, no começo eram conhecidas como: “as Irmãs Diocesanas”. Na ausência dos Padres, já dirigiram Paróquias como Administradoras Paroquiais e sempre se encarregaram de assessorar e animar as várias frentes da nossa ação evangelizadora, particularmente as Comunidades Eclesiais de Base. Neste sentido, suplico ao Bom Deus para que mais jovens sintam e correspondam generosamente ao chamado divino de pertencerem à família das Irmãs de Cristo Pastor.

Queridas Irmãs de Cristo Pastor, nesta data tão significativa do 30º aniversário de sua fundação, nossa oração se eleva a Deus, para que, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que veio para que todos “tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10), vocês continuem fiéis à sua vocação e à sua missão, infundindo, com sua oração e seu testemunho, um novo sopro de vida na Igreja e nas comunidades onde estão inseridas.

Umuarama, 09 de dezembro de 2009.

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano de Umuarama

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores