VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

O que professamos?
Neste momento queremos refletir e aprofundar, um pouco mais sobre nós mesmos, sobre o sentido da Vida Religiosa Consagrada para os tempos atuais. Sabemos que vivemos em um mundo onde tudo é passageiro e finito. Cada vez mais somos influenciados /as pela sociedade do descartável e das “experiências”. São vários os autores que escrevem sobre estas realidades que nos afetam, mas, de início, optei por não abordar nenhum especificamente, e sim partir das vivências concretas do cotidiano que se nos apresenta.
Quem de nós nunca se perguntou sobre o sentido e a finalidade de própria existência?  Ou ainda, Se o lugar que ocupo no mundo faz sentido para a minha existência no momento, se de fato vale a pena? Além disso, quando termina a sua jornada de trabalho e retorna para casa, resta-nos aquele sentimento de que, ainda tem algo mais a fazer!  Estas são questões essenciais inerente a todo e qualquer ser humano comprometido consegue mesmo.  È ótimo o ser humano desenvolver a capacidade de fazer perguntas a si mesmo.  São perguntas que tocam diretamente  o mais profundo de nosso  ser  existencial. Pense nisso!
Contudo, uma das questões que nos inquieta hoje, como consagrados/as é se a Vida Religiosa ainda representa alguma coisa para o mundo atual. Se aquilo que professamos com a nossa consagração é importante para o mundo. Temos uma palavra a dizer ao Mundo com o nosso testemunho?
Os votos que professamos de castidade, pobreza e obediência proclamam o nosso desejo de consagrar-nos a Ele, configurando-nos com a sua vida e Missão. Visto que a vida religiosa consagrada existe e tem sua razão de ser, por causa da Missão. E isso é compartilhado os demais  irmãos/as que professam estes mesmos valores, por meio da Vida Comunitária, dos carismas fundacionais e da Missão específica que assumimos. O que dá visibilidade a nossa consagração no mundo e na igreja. Vida e Missão de Jesus é um binômio inseparáveis de toda e qualquer consagração religiosa.
Tudo isso que professamos na verdade não é por mero heroísmo de nossa parte, mas acreditamos que a vivência da Vocação é graça e dom do Espírito Santo sobre nós. Que não nos torna pessoas diferentes ou especiais em relação às outras, mas que nos fortalece com seus dons para vivermos com dignidade e responsabilidade a Vocação que assumimos. É o Espírito Santo quem nos anima e impulsiona para vivermos a nossa consagração.
            Os três conselhos evangélicos que professamos, é um convite a radicalidade do seguimento de Jesus, uma maior unidade com Ele. Como Jesus que oferece sua própria vida para redenção de toda a humanidade, nós somos convidadas (os) para fazer da nossa vida uma oferta agradável a Deus (Ef. 5,1-2) e assim estaremos anunciando o Reino de Deus no serviço a toda humanidade, como imitação mais completa de Cristo.
 Por isso podemos afirmar que: o que professamos na Vida Religiosa Consagrada é de suma importância para o mundo, sempre foi e sempre será. Pois a mensagem de Jesus Cristo nunca se esvazia e nem perde o seu sentido e eficácia, ela penetra em nossas vidas e nossos corações e faz brotar uma nova vida. A Vida Consagrada é o convite a imitar Cristo mais de perto, porque é toda “conselho”, vivida na Igreja, Corpo de Cristo; ela é comunhão de espírito, de fraterna caridade, de dedicação aos outros na oração e nas obras.
                                                                               
     Ir. Mazilde Fatima Bertolin
Referencias Bibliográficas:
 1- Benedetto Thereza Rosa Profa.  PUCRS. Site: revistaseletronicas. Pucrs. BR - Vida Consagrada dos Institutos Religiosos Doutrina e Igreja: pesquisado em 07/04/2010, no Site: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=3366
2- Grings, Dadeus – Dialética da Vida Consagrada, Ed. Santuário, 1994. Aparecida SP.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores